segunda-feira, 12 de outubro de 2009

RECESS!!!!! Bali & Lombok, Indonésia

Caros seguidores. Como muitos sabem tinhamos planeada uma viagem às Filipinas para a nossa Recees Week. Porém as condições climatéricas que se fizeram sentir nas Filipinas deitaram a nossa viagem por água a baixo.

Depois de muitas conversas e muitas pesquisas, eu, o Hugo, a Rita e a Diana decidimos ir passar a semana à Indonésia! Apanhámos um avião no domingo à noite e 2 horas e meia depois estávamos em Bali, um dos destinos mais apreciados por surfistas de todo o mundo! Apanhámos um taxi até Kuta, que é a zona mais turística da ilha. Muitas lojas, muitos hoteis e muitas discotecas; pessoas na rua a tentarem-nos vender de tudo e mais alguma coisa chamando-nos sempre de "Friend" ou "Boss". Esta parte da ilha é extremamente feia por isso a única que fotografia que merece ser posta aqui é a do memorial ao atentado de 2oo2 onde vários jovens morreram dentro de uma discoteca (entre eles um português cujo nome esta inscrito no memorial).



Dia 1:


De manha apanhámos um taxi até ao porto onde nos juntámos a dois espanhóis e dois alemães e seguimos viagem para as Gili Islands. As Gili Islands são 3 pequenas ilhas ao largo da ilha de Lombok, tendo a maior delas (para onde nós fomos) apenas 3 km de comprimento. Estas ilhas não têm qualquer tipo de transportes motorizados sendo os unicos meios de transporte bicilcletas ou umas carroças chamadas cidomo. O dia acabou por ser grande parte passado na praia entre mergulhos e sonecas.





Ao final da tarde alugámos umas bicicletas e fomos até ao outro lado da ilha para ver um pôr do sol magnífico que me fez lembrar muitos finais de tarde passados na praia com um pessoa muito especial;)





Depois de tomar um banho fresco no quarto decido ligar a televisão e reparo que começam a aparecer vários canais internacionais com TVE, RAIUNO, etc. Comecei a perguntar-me se seria possível, e depois passar alguns canais... encontrei... RTP Internacional!! Nem queria acreditar! Passados dois meses estava num canto remoto do Sudoeste Asiático a ver televisão portuguesa outra vez!!! Acabei por me atrasar para o jantar só para poder ver o jornal da tarde. Óbvio que só davam notícias políticas mas mesmo assim soube-me às maravilhas!


Ao jantar esperava-me um peixinho maravilhoso e a seguir uma noite de copos que já começava a fazer falta! Acabámos a noite numa discoteca chamada Blue Marlin onde os locais não nos largavam e só queriam tirar fotografias conosco. Uma noite muito divertida e ao voltar para o quarto às 3 da manhã o que é que estava a dar? Jornal das 8!



Dia 2:


Terça os tugas decidiram largar os estranjas e fizémos uma viagem até ao Sul da ilha de Lombok para uma zona chamada Kuta Lombok. Kuta Lombok não podia ser mais espectacular. Praias selvagens e desertas, vilas muito retrógadas com apenas alguns restaurantes, mercadinhos e estalagens. Alugámos umas scooters e fomos até uma praia com um areal enorme e onde eramos os únicos turistas presentes. Claro que isto tem o seu se não... passado meia hora estávamos rodeados de vendedores ambulantes a tentar vender t shirts, pulseiras, toalhas, etc. Lá nos livrámos deles e decidimos fazer a praia toda de mota onde mais uns locais pediram para tirar umas fotografias conosco.






Dia 3:

Esta dia foi basicamente passado a deslocarmo-nos até Kuta Bali outra vez. Como somos "backpackers" e queríamos gastar a menor quantidade de dinheiro possível tivemos de ir até Bali num daqueles ferrys que leva sempre o dobro das pessoas que pode suportar e que se afundam sempre uns quantos por ano. Porém, eu tenho medo de aviões e não de ferrys por isso lá nos metemos numa viagem de 6 horas! Chegados à noite a Bali, intalámo-nos no hotel e fomos procurar os nossos amigos estrangeiros que deveriam estar por lá! Óbvio que o nosso dedinho mágico levou-nos exactamente ao local onde eles se encontraram e lá tivémos mais uma noite de bebida e festa no Skygarden, uma das discotecas mais conhecidas de Bali.

Dia 4:

Dia de cultura. Deixámos as praias para ir fazer uma visita cultural. A Indonésia é um país muçulmano, porém Bali é uma ilha onde predomina o Hinduísmo. Isto porque o Hinduísmo era a religião inicial da Indonésia, e quando os muçulmanos tomaram o país os Hindus concentraram-se na ilha de Bali onde toda a sua cultura é muito visível. Neste dia fomos ver 3 templos simplesmente espectaculares, um dos quais estava repleto de macacos! Para além disso fomos também ver uns campos de arroz, principal produto agrícola do Sudoeste Asiático. Como uma imagem vale mil palavras, aqui vão umas quantas:

Dia 5, 6 e 7:

Os ultimos 3 dias foram repletos de descanso. Alugámos um carro, o qual eu tive de guiar. Os 2 problemas aqui é que se conduz pela esquerda (volante no lado direito) e que as estradas aqui são um caos! Milhões de motas, 2 faixas transformadas em 3 ou 4, cruzamentos sem sinais, um circo autêntio! Graças a Deus correu tudo bem e acidentes foi coisa que não houve.

Fomos visitar a praia de Pandang Pandang, líndissima com areia branca, água azul e pessoas a venderem gelados e cerveja fresquinha pela praia. Fomos também a Seminyak, praia com areia mais escura que não sei porquê me fez lembrar muito a Costa. Os fins de tarde foram passados em Uluwato a ver os pores do sol mais espectaculares de sempre enquanto se bebia uma cerveja Bintang, levava uma massagem nas costase e observava os prós do Surf a aproveitar umas ondas espectaculares.

Passámos assim então uma semana espectacular. A Indonésia revelou-se sem dúvida um sítio excelente para relaxar. Bali pode ter as suas partes feias mas só pelo ambiente que se vive lá vale mesmo a pena. Toda a gente está feliz e todos estão no mesmo sítio com o objectivo de aproveitar o momento. Não admira que muitos surfistas fiquem fiquem apaixonados por esta terra! Um sítio obrigatório a qualquer pessoa que venha viajar para o Sudoeste Asiático!

Next Stop (isto se não acontecerem mais imprevistos): Macau & Hong Kong

Bjnhs e abraços! As saudades já começam a custar muito!

António

1 comentário: